13 de dezembro de 2007

Pobreza

Objectivo número 1 do Milénio: Erradicar a extrema pobreza e a fome.
Meta 1: Até 2015, reduzir pela metade a proporção da população que vive com menos de 1dólar por dia.
Meta 2: Até 2015, reduzir pela metade a proporção de pessoas que sofrem de fome.

Segundo o Relatório do Desenvolvimento Humano, desde 1980, o número de pessoas que vivem em pobreza extrema aumentou para 100 milhões. No mínimo 54 países ficaram mais pobres. Mais de 800 milhões de pessoas sofrem de subnutrição, mais de 13 milhões de crianças morreram devido a enfermidades e, todos os anos, mais de 500.000 mulheres morrem por ano durante a gravidez ou o parto.

Apesar do crescimento económico de alguns países, a região da Ásia do Pacífico continua a ter uma diminuição muito reduzida da pobreza e da fome. Paralelamente, Ásia Oriental tem-se aclamado como padrão no que concerne à sua capacidade de crescimento e transformação económica num curto espaço de tempo (da década de 80 à década de 90).
A pobreza e a fome são produtos de um processo histórico marcado pela marginalização, mau desenvolvimento, expropriação e exploração. Falar de pobreza e de fome exige que se fale do meio social, cultural, político e económico e de processos que perpetuam a vulnerabilidade e a marginalização. É a ausência desta associação que explica que, apesar dos milhões de dólares que são gastos todos os anos em projectos de desenvolvimento e de erradicação da pobreza, o empobrecimento total não tenha diminuído significativamente.
A pobreza e a fome manifestam-se das mais diversas formas:

1. Questões de acesso
O acesso a serviços essenciais como a habitação, água, educação, cuidados de saúde e electricidade tem deteriorado ao longo do tempo para muitas comunidades e grupos. Esta situação tem impactos sérios na saúde das populações, oportunidades para o desenvolvimento humano, estabilidade psíquica e social, condições de trabalho, alimentação, informação, etc.

2. Recursos comunitários
A pressão para produzir numa lógica de comércio de escala, a desregulação e liberalização do sector agrícola, e a implementação muitas vezes casual de programas reformadores, resulta no aumento do stress em produções agrícolas familiares ou pequenas.
A privatização da água e da electricidade são adicionadas a estas dificuldades.

3. Decréscimo da qualidade, quantidade e estabilidade laboral
O encerramento de unidades fabris e a deslocalização da produção não são por vezes cobertas pelo nascimento de novas indústrias e oportunidades. Como resultado o desemprego pode atingir números assustadores. A mudança dos métodos de produção tem um impacto particular nos indivíduos com competências tradicionais e oportunidades inadequadas para aprender novas competências. Ao mesmo tempo, tem havido uma enorme pressão para ajustar a legislação laboral e social a favor das mudanças industriais, o que cria uma menor segurança para os trabalhadores.

4. Populações indígenas/ Minorias Étnicas
Populações indígenas/ minorias étnicas na Ásia – região do Pacífico estão entre os grupos mais pobres nos seus respectivos países. Estes indígenas são, frequentemente, expulsos (com violência) dos seus domínios ancestrais para dar lugar a explorações mineiras, corte de árvores, centrais hidroeléctricas, etc.

5. Desinteresse Político
Os pobres são marginalizados da política e das tomadas de decisões devido não só à sua pobreza, mas também devido às condições sócio-económicas e históricas.

6. O estado da Nação
As elites governantes são capazes de descriminar grupos e comunidades que estão contra elas.


7. Degradação ambiental e poluição
A rápida industrialização, urbanização e comercialização da agricultura reduziram os recursos disponíveis das comunidades mais pobres em zonas rurais e afectou directamente a saúde dos pobres em zonas rurais e urbanas.

8. Desigualdade entre gêneros
As mulheres são frequentemente mais afectadas do que os homens nas mesmas circunstâncias. As mulheres não têm o mesmo acesso à educação, ao crédito e outros programas de desenvolvimento.

9. Crianças
As crianças são mais vulneráveis a condições de pobreza e de fome.

10. Corrupção
Desonestidade e corrupção nos membros do Governo são causas da continua fome e pobreza vivenciada em alguns países.

11. Direitos do Homem
A pobreza e a fome são uma violação dos direitos do Homem.

12. Guerra
A pobreza, a fome e a subnutrição são também consequência de guerras e conflitos. As mulheres e as crianças estão particularmente vulneráveis nestas condições.


Realizado por:
Cláudia Amador (3ºano)
Cláudia Oliveira (3ºano)