28 de novembro de 2007

O desenvolvimento enquanto ascensão etápica

Karl Marx considerava que a evolução e desenvolvimento das sociedades era etápico, sendo que para atingir determinado patamar seria necessário ter passado pelos anteriores, tendo em conta a história mundial. Contudo, Rostow, possuía uma visão diferente. Nascido em 1916, este economista propôs uma alternativa à visão marxista, concordando com Marx em sua obra ao afirmar que desenvolvimento ocorria através de etapas, mas considerava que tal ocorria passando de um grau menos desenvolvido, para outro mais desenvolvido, contrapondo-se a Marx. Para Rostow, o desenvolvimento era assim processual, chegando a um patamar de capitalismo e consumo em massa, culminando o processo de evolução das sociedades.

É nesta visão alternativa de Rostow, que se vai fundamentar a primeira teoria de desenvolvimento, a Teoria de Desenvolvimento Original. Esta teoria considerava que havia um modelo unilinear de desenvolvimento, esquecendo os contextos locais culturais e históricos, sendo o desenvolvimento atingido pelo crescimento económico, pela produção de riqueza. A riqueza era produzida, e quanto mais se produzisse, mais se consumia, e maior seria a riqueza, logo o desenvolvimento, pois riqueza implicava crescimento económico que implicava desenvolvimento, segundo esta teoria de desenvolvimento.

Para a implementação deste modelo, eram aplicadas nos países as condições necessárias para o arranque, sendo que os obstáculos seriam, consequentemente, os factores contextuais culturais e sócio-históricos, pois serviam apenas para dificultar a implementação destes elementos necessários para o arranque, não interessando contextualizar, dado que o modelo aplicado era sempre o mesmo. Isto serviu como legitimação aparente para a atitude neocolonialista do Ocidente, encarando os demais países como inferiores e menos desenvolvidos.

Ideologicamente e metodologicamente errada, a verdade é que esta teoria foi extremamente importante historicamente e no desenvolvimento da Civilização Ocidental como hoje a conhecemos. Não havendo um modelo certo para desenvolver, a verdade é que dependerá dos objectivos e da ideologia que se defende, sendo que na teoria do Desenvolvimento Original, objectivo é gerar cada vez mais riqueza, beneficiando os mais ricos, de acordo com a ideologia liberal e capitalista.

Tiago Gonçalves (3º ano)

tiago.apg@hotmail.com