19 de outubro de 2007

«Desenvolvimento Humano e Económico: Prioridades que Beneficiam os Pobres»


De acordo com o relatório anual de 2003 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD, em inglês UNDP), o mundo tornou-se mais próximo com a alta tecnologia mas, em simultâneo, o fosso entre países ricos e pobres agravou-se. Dado que a transição para economias de mercado nem sempre foi bem gerida, enquanto crescem economicamente (por vezes bastante devagar) muitos países têm também de lidar com o aumento da pobreza, as desigualdades financeiras entre homens e mulheres, conflitos civis e ainda o vírus da imunodeficiência humana (VIH) ou a SIDA.

Assim, a tecnologia pode ser vista como instrumento da globalização e do crescimento económico que impulsiona o desenvolvimento caso exista(m) a(s) infra-estrutura(s) necessária(s) para tal, como por exemplo para as vias de comunicação, através da electricidade e linhas telefónicas.

O PNUD defende como medidas de combate à pobreza as estratégias de âmbito nacional desenvolvidas com base na voz dos pobres, valorizando igualmente a das mulheres pois, além do dinheiro, têm igual importância a equidade, a inclusão social, a concessão de mais poder às mulheres e os direitos humanos, temas estes analisados com profundidade no Relatório para o Desenvolvimento Humano e que têm vindo a ser adoptados de forma crescente pelos relatórios regionais e nacional de desenvolvimento humano.

De modo a afastar as pessoas da pobreza, o PNUD advoga reformas do comércio e dos acordos de investimento, tendo trabalhado em 2002 com fundações e outros parceiros no sentido de estimular o debate acerca do comércio mundial e dos bens públicos globais, como por exemplo o Fundo de Desenvolvimento Capital das Nações Unidas (em inglês UNCDF), responsável pelo apoio técnico e financeiro de pequena escala aos países menos desenvolvidos, através do micro-crédito.

Numa tentativa de integrar a tecnologia nas estratégias de redução da pobreza, o PNUD cria programas individualmente acessíveis aos países através da colaboração entre entidades públicas e privadas. Por exemplo, no ano de 2002, quer a Malásia quer a Bolívia tiraram proveito, com a empresa Coca-Cola, de um programa inovador de ensino à distância prolongado (“e-learning for life”) e, nas 850 ilhas Solomon, as pessoas puderam ter acesso à comunicação através do correio electrónico a baixíssimos custos, que se reflectiu num ganho de múltiplas oportunidades ao nível dos negócios e da educação, mitigando tensões étnicas por via da troca de informação.

Sendo o desenvolvimento económico e humano dos países pobres um dos cinco grandes desafios colocados ao PNUD, este capítulo referente ao segundo desses desafios termina com alusões ao programa de micro-crédito posto em prática em Madagáscar, a par de outros 25 países, bem como à transformação, nas Honduras, da respectiva Rede de Desenvolvimento Sustentável (RDS) num poderoso sistema de informação para a sociedade civil, que conta com o auxílio da Agência dos Estados Unidos da América para o Desenvolvimento Internacional (USAID) na monitorização das suas políticas agrícolas e no fomento dos centros de tecnologia rural, tendo nestes colaborado também o Banco de Desenvolvimento Inter-Americano.


Michelle Silva (3.º ano)

1 de outubro de 2007

SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO – Calendário da OT (1.º semestre)

Formato:

Grupo/Tema: 1
Datas 1: 8/10
Datas 2: 19/11
Obs.: O que é ser um país desenvolvido?

Grupo/Tema: 2
Datas 1: 5/10
Datas 2: 26/11
Obs.: Papel da indústria no desenvolvimento.

Grupo/Tema: 3
Datas 1:22/10
Datas 2: 12/11
Obs.: Qual a mais importante referência na reflexão/acção sobre o desenvolvimento?

Grupo/Tema: 4
Datas 1: 29/10
Datas 2: 10/12
Obs.: Exploração dos países pobres?

Grupo/Tema: 5
Datas 1: 5/11
Datas 2: 3/12
Obs.: Qual o papel dos poderes locais no desenvolvimento?

Grupo/tema: 6
Datas 1: 12/11
Datas 2: 17/12
Obs.: O que é a Globalização?

Grupo/Tema: 7
Datas 1: 5/11
Datas 2: 19/11
Obs.: Portugal é um país desenvolvido?

Grupo/Tema: 8
Datas 1: 29/10
Datas 2: 26/11
Obs.: Qual a importância da questão ambiental e porquê?

Grupo/Tema: 9
Datas 1: 22/10
Datas 2: 3/12
Obs.: Há cada vez mais pobreza em Portugal?

Grupo/Tema: 10
Datas 1: 15/1o
Datas 2: 10/12
Obs.: Quais as principais formas de resolver os problemas dos países pobres?

Grupo/Tema: 11
Datas 1: 8/10
Datas 2: 17/12
Há cada vez mais desigualdades no mundo?


FLUP, 1 de Outubro de 2007.
Eduardo Rodrigues

SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO – Trabalhos OT

Formato:

Nome: Ana Catarina Andrade Vieira
Tema: O caso português: uma sociedade semi-periférica de desenvolvimento intermédio
Grupo: 7
Obs.: Com Vera Rodrigues

Nome: Ana Isabel Tavares Moura
Tema: Globalização
Grupo: 6

Nome: Ana Margarida Madeira Ribeiro

Nome: Ana Patricia Vieira Monteiro
Tema: Insucesso/abandono escolar em Portugal
Grupo: 8
Obs.: Com Eliana Alves e Carina Maneca

Nome: Andre Filipe da Silva Goncalves
Tema: Sociedade portuguesa uma sociedade de desenvolvimento intermédio: Educação
Grupo: 7
Obs.: Com Pedro Pereira

Nome: Carina Sofia da Silva Maneca
Tema: Insucesso/abandono escolar em Portugal
Grupo: 8
Obs.: Com Eliana alves e ana monteiro

Nome: Catarina Solange Cruz Pinto
Tema: A Problemática da Dependência
Grupo: 4
Obs.: Com Cristina Aveiro, Rita Nogueira e Catarina Pinto

Nome: Cátia Alexandra Barreiros São Simão
Tema: Imigração e os processos de integração na sociedade portuguesa
Grupo: 7

Nome: Claudia Carvalho Amador
Tema: Ciência no Desenvolvimento da Sociedade
Grupo: 1
Obs.: Com Cláudia Oliveira

Nome: Cláudia Isabel Marques Oliveira
Tema: Ciência no Desenvolvimento da Sociedade
Grupo: 1
Obs.: Com Cláudia Amador

Nome: Cristina Sofia Vasconcelos Aveiro
Tema: A Problemática da Dependência
Grupo: 4
Obs.: Com Cristina Aveiro, Rita Nogueira e Catarina Pinto

Nome: Debora de Pina Castiglione
Tema: Desenvolvimento e Ambiente
Grupo: 8

Nome: Diogo Tavares Antunes
Tema: Globalização e Desenvolvimento
Grupo: 6
Obs.: Com Francisco Esteves

Nome: Eliana Sofia Costa Alves
Tema: Insucesso/abandono escolar em Portugal
Grupo: 8
Obs.: Com Carina Maneca e Ana Monteiro

Nome: Francisco Jorge Lima Esteves
Tema: Globalização e Desenvolvimento
Grupo: 6
Obs.: Com Diogo Antunes

Nome: Iolanda Sofia Queiroz de Sampaio e Couto
Tema: Colonialização
Grupo: 4

Nome: Joana Isabel Almeida Lourido de Azevedo
Tema: O caso Português
Grupo: 7
Obs.: Com Luísa Matos, Nádia Oliveira

Nome: Joana Sofia Xavier Ribeiro
Tema: Desenvolvimento e Ambiente
Grupo: 8

Nome: Jorge Manuel Campos de Castro Pereira

Nome: Juliana Patrícia da Silva Tomé

Nome: Luísa Maria Santos Fonseca Matos
Tema: O caso Portugues
Grupo: 7
Obs.: Com Joana Azevedo, Nádia Oliveira

Nome: Márcia Manuela Magalhães Salgado Pereira
Tema: Pobreza em Portugal
Grupo: 9
Obs.: Com Rafaela Sousa e Susana Batista

Nome: Maria de La Salete da Silva Lourenço
Tema: Problemática da dependência; Uruguai
Grupo: 4

Nome: Maria Fernanda Ferreira Monteiro

Nome: Michelle Franca Silva

Nome: Nádia Joana Anunciação Oliveira
Tema: O caso Português
Grupo: 7
Obs.: Joana Azevedo, Luísa Matos

Nome: Paula Cristina de Sampaio Barros

Nome: Pedro Rodolfo Couto Pereira
Tema: Sociedade portuguesa uma sociedade de desenvolvimento intermédio: Educação
Grupo: 7
Obs.: Com André gonçalves

Nome: Rafaela Bianca Gomes Sousa
Tema: Pobreza em portugal
Grupo: 9
Obs.: Susana Batista e Márcia Pereira

Nome: Raquel Espain Vieira de Figueiredo
Tema: As desigualdades de desenvolvimento socioeconómico no Brasil
Grupo: 4
Obs.: Com Sofia Augusta Coelho

Nome: Raquel Simões de Azevedo
Tema: Desenvolvimento e Ambiente
Grupo: 8

Nome: Rita Sofia Gomes Pereira de Lima
Tema: Ambiente
Grupo: 8

Nome: Rita Torres Nogueira
Tema: A Problemática da Dependência
Grupo: 4
Obs.: Com Cristina Aveiro e Catarina Pinto

Nome: Sofia Augusta Dias Coelho
Tema: As desigualdades de desenvolvimento socioeconómico no Brasil
Grupo: 4
Obs.: Com Raquel Figueiredo

Nome: Stevens Fabio Barros da Silva

Nome: Susana Alexandra Silva Folha
Tema: Globalização e Ambiente
Grupo: 6
Obs.: Com Susana Castro

Nome: Susana Maria Costa Batista
Tema: Pobreza em Portugal
Grupo: 9
Obs.: Com Rafaela Sousa e Márcia Pereira

Nome: Susana Patrícia Tavares Castro
Tema: Globalização e Ambiente (MUDOU?)
Grupo: 6
Obs.: Com Susana folha

Nome: Vera Patricia da Rocha Conceicao Rodrigues
Tema: O caso português: uma sociedade semi-periférica de desenvolvimento intermédio
Grupo: 7
Obs.: Com Ana Vieira